Festival de Cinema em Ibitinga - IBIFEST
07 Dezembro 2021
O IBIFEST é o primeiro festival de cinema de Ibitinga e nasce com o objetivo de valorizar a sétima arte brasileira, bem como ser um dos braços da cultura, turismo e economia ibitinguenses.
Festival de Cinema em Ibitinga - IBIFEST

Em 2014, Amanda Mergulhão Ferrari, terminava o Ensino Médio, levando na bagagem uma meta ousada, um ideal de quem aprendeu que é preciso arregaçar as mangas e ir à luta, muitas e muitas vezes quando a direção a tomar é a cultura e, mais especificamente, o cinema, no contexto brasileiro. E quem conheceu, nas salas de aula, nos corredores ou no pátio do Flapi, aquela menininha de olhos questionadores e de sorriso tímido, viu também desabrochar uma jovem arrojada e persistente.

E se não fosse assim, não teríamos hoje o orgulho de prestigiar e incentivar o empreendedorismo da nossa Amanda, nossa aluna de ontem e nossa profissional cineasta de hoje, que trouxe para a vida prática muito do que aprendeu aqui em nosso colégio.

Amanda está tornando realidade uma ideia antiga: a de promover um Festival de Cinema em sua cidade. Ela tem consciência de que é preciso de muito tempo para mudar hábitos, costumes, cultura e tradição em uma sociedade, entretanto, destaca que não há pressa. Será um passo de cada vez, mas a cada vez, mais firme e certo de que o conhecimento e a cultura adquiridos são o caminho de transformação de homens em seres humanos.

Acompanhem, então, as palavras da própria Amanda e ratifiquem o resultado do trabalho de uma escola comprometida com a formação de seus alunos.

O IBIFEST é o primeiro festival de cinema de Ibitinga e nasce com o objetivo de valorizar a sétima arte brasileira, bem como ser um dos braços da cultura, turismo e economia ibitinguenses. (...)

Nossa cidade é muito carente na questão cultural, e o festival vem com o objetivo de auxiliar a mudança desse cenário. Vem para aproximar as pessoas interioranas do cinema, seja no fazer ou assistir a filmes. E com isso, promovemos também a representatividade. Dessa forma, incentivaremos ibitinguenses a estarem na frente e atrás das câmeras. Ou...nas salas de cinema!

O festival almeja se tornar presencial, mas em seus primeiros anos, será online. Então você poderá assistir a filmes de qualidade, de graça, sem precisar sair de casa!

No próximo dia 12 de dezembro, às 18 horas, no nosso canal de Youtube: IBIFEST FESTIVAL, você confere os filmes abaixo:

foto

BOCHINCHO: Baseado no famoso poema de Jayme Caetano Braun, conta a história de um velho que, ao lado de seus pares, evoca a memória de um intrigante episódio de seu passado no interior do Rio Grande do Sul. Em meio a punhais e amores, duelos e olhares, um tradicional salão de baile gaúcho torna-se cenário de uma saga poética para um forasteiro. 

foto

NADA DE BOM ACONTECE DEPOIS DOS 30: Nessa ficção científica, é retratada uma sociedade em que o governo implanta chips nos pulsos das pessoas. Estes controlam o tempo de vida delas, não permitindo que passem dos 30 anos, alegando protegê-las. No dia do seu último aniversário, Noah se questiona sobre tudo isso, mais do que nunca.

foto

FLORES: Um homem casado e sua amante, uma mãe e sua filha e um casal adolescente enfrentam problemas em seus relacionamentos até que seus caminhos se cruzam em uma loja de flores exóticas. A partir daí, suas vidas mudam para sempre.

foto

O ANDAR DE CIMA: Quando um acidente fatal ocorre num prédio residencial em São Paulo, o síndico é pressionado para encontrar o culpado, e então amenizar os ânimos dos moradores. Com o aumento das tensões, os preconceitos de um país desigual mostram sua verdadeira face.

Como você poderá constatar, O IBIFEST se diferencia porque procura encontrar um cinema sem viés extremo. Nossa equipe acredita que um filme pode promover uma crítica e, ao mesmo tempo, divertir, entreter. Alcançar esse tipo de cinema é, na nossa perspectiva, o verdadeiro desafio e mérito. Por isso, nossa curadoria selecionou cuidadosamente filmes nacionais, de qualidade, ricos em diversidade, história e mensagem.

Para encerrar, assistiremos aos trailers dos filmes que foram selecionados (entre 200 inscritos) para a premiação:

Assistam os Trailes direto no Youtube!

Parabéns, Amanda!!! Que nós, do Colégio Flapi, possamos ser multiplicadores deste projeto tão promissor!!