NOSSOS ALUNOS APRENDENDO A
“RESOLVER PROBLEMAS”!
Em nossa escola propusemos aos nossos professores preparar um ambiente de comunicação, negociação e a produção de significados que ocupam papéis centrais na aprendizagem.
Trabalhamos uma proposta matemática que leve o professor a criar contextos em que o aluno seja colocado diante de situações - problemas, para que ele possa se posicionar e tomar decisões, que leve-o a argumentar e comunicar suas ideias, assim as aulas tornam-se um espaço de diálogo e troca de informações.
Dando continuidade a este processo, trabalhamos também com a tabuada (cálculo mental), que é uma habilidade exercida logo nos anos iniciais e, tem como objetivo, habilitar a construção do conhecimento, favorecendo uma melhor relação do aluno com a matemática.
Uma proposta significativa que temos adotado é a interdisciplinaridade na sala de aula, que proporciona aos alunos situações que os levem a perceber que é possível encontrar num texto de literatura infantil, situações matemáticas, tornando-se mais significativo o processo de aprendizagem, de interpretação de textos e de problemas propostos pela própria matemática.
Assim nossos alunos se alicerçarão em uma base forte e construirão um futuro como grandes profissionais habilitados e contribuindo para uma sociedade estabilizada.
Texto escrito por: Mariana Oliveira Ferraz